RGF

Patentes

As patentes protegem soluções tecnológicas inovadoras que se diferenciam em relação ao Estado da Técnica, ou seja, em relação às tecnologias conhecidas, e podem abranger produtos e/ou processos.

No Brasil, os pedidos de patente são depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, o qual possui um corpo técnico de examinadores responsável por avaliar os critérios de patenteabilidade, como novidade e inventividade.

Ao longo dos anos, nossa equipe vem prestando consultoria a importantes clientes, atuantes em diferentes campos técnicos, incluindo máquinas agrícolas, turbomáquinas, sistemas hidráulicos e pneumáticos, indústria de óleo e gás, movimentação de materiais a granel, elevadores, indústria calçadista, invenções implementadas por software, farmácia, biotecnologia, genética, indústria química, entre outros.

Nosso time está preparado para fornecer os seguintes serviços:

  • Busca de patentes em banco de patentes do Brasil e do exterior, com foco em prospecção tecnológica, patenteabilidade e/ou liberdade de exploração;
  • Elaboração e depósito de pedidos de patentes;
  • Extensão de pedidos de patente ao exterior;
  • Elaboração de Respostas a Pareceres Técnicos emitidos durante o exame de pedidos de patentes;
  • Monitoramento de patentes de terceiros;
  • Atuação em processos de nulidade de patentes;
  • Atuação em ações de violação de patente;
  • Elaboração de estudos sobre liberdade de exploração de determinada tecnologia frente a um portfólio de patentes conhecido.

  • Uma patente bem estruturada não cai do céu!

    Uma patente tem seu coração representado pelo quadro reivindicatório, o qual determina o escopo de proteção da patente.

    Neste contexto, sempre prezamos por conduzir uma análise funcional da invenção a fim de identificar e diferenciar suas características essenciais em relação às suas características opcionais.

    Isso é fundamental para a redação de um quadro reivindicatório bem estruturado.

    O resultado final é um escopo de proteção da patente ajustado, cobrindo não somente a primeira incorporação informada pelo inventor, mas também possíveis variações da invenção com características técnicas equivalentes.

    Isso se constitui um diferencial importante do escritório RGF-PI, uma vez que cotidianamente nos deparamos com patentes que contêm quadros reivindicatórios extremamente restritivos, a ponto de inviabilizar a proteção conferida pela patente.

    + Ver mais

    Yes, we say no!

    Uma busca de anterioridades bem elaborada é determinante para prever as chances de patenteabilidade de uma invenção.

    Em algumas ocasiões, os resultados da busca indicam que a proteção por patente não é viável.

    Quando este é o caso, nós fizemos questão de externar isso a você, evitando um desperdício de recursos, tanto humano, quanto financeiro.

    Mas atenção, em nem todo o lugar é assim.

    Elaborar e manter um pedido de patente inviável sai caro.

    + Ver mais

    Mais informações

    Fale com a gente

    Áreas de Atuação

    Marcas Contencioso Desenho Industrial Contratos Patentes Indicações Geográficas Direitos Autorais Programas de Computador
    © 2019, RGF-IP. Todos os direitos reservados
    ECOAIS