Indicações Geográficas
Cachaça Paraty, Vinhos do Vale dos Vinhedos, Café do Cerrado Mineiro, Banana de Corupá, Camarão da Costa Negra, Vinhos de Champagne, queijos de Roquefort, Perfumes de Paris, Tequila, Presciutto de San Daniele, enfim, nomes de lugares geográficos ao redor do mundo que indicam uma diferenciação dos produtos dali oriundos ou originários.
As Indicações Geográficas também são sinais distintivos, mas que visam identificar a origem ou proveniência de um produto ou um serviço seja por suas características oriundas do dos meios naturais e humanos, seja por sua reputação.
Na Indicação de Procedência o produto é oriundo de determinada região, mas não quer dizer que dali seja originário. Perfumes de Paris é um exemplo, embora sua principal origem seja a cidade de Grasse, no sul da França.
Na Denominação de Origem os produtos não só são provenientes da região demarcada como também dali originários, carregando consigo características locais dos fatores naturais e humanos. Vale dos Vinhedos, Napa Valley, e Rioja são exemplos.
O registro no INPI é declarativo, e o título traz o reconhecimento pelo Brasil da exclusividade.